Vantagens da inovação aberta versus inovação fechada

Publicado em 09/05/2017

A diferença entre inovação aberta e inovação fechada é que, no caso da inovação fechada, as ideias, invenções, pesquisas e os desenvolvimentos necessários para colocar um produto no mercado são gerados dentro da própria organização. No entanto, quando aplicamos o sistema de inovação aberto, a empresa pode usar recursos externos, como a tecnologia, e ao mesmo tempo disponibilizar suas próprias inovações para outras organizações.

 

A Inovação Aberta foi definida como o uso de entradas e saídas intencionais de conhecimento para acelerar a inovação interna e expandir os mercados pelo uso externo da inovação, respectivamente (Henry Chesbrough, 2003). Uma vez que a inovação aberta é adotada, as fronteiras da organização se tornam maleáveis e isso permite combinar recursos da empresa com os cooperadores externos. A diferença entre inovação aberta e inovação fechada é que, no caso da inovação fechada, as ideias, invenções, pesquisas e os desenvolvimentos necessários para colocar um produto no mercado são gerados dentro da própria organização. No entanto, quando aplicamos o sistema de inovação aberto, a empresa pode usar recursos externos, como a tecnologia, e ao mesmo tempo disponibilizar suas próprias inovações para outras organizações.

 

Sob o paradigma da inovação aberta, existe um fluxo importante de conhecimento externo à organização que se transforma em projetos em cooperação com parceiros externos e provoca a compra e incorporação de tecnologias externas. Ao mesmo tempo, algumas inovações geradas dentro da empresa podem ser vendidas como tecnologia e / ou propriedade industrial para outras organizações, já que não seriam aplicáveis ao seu modelo de negócio ou porque a empresa não teria a capacidade ou experiência para desenvolver a invenção. O resultado final é que alguns produtos chegam ao mercado usando recursos exclusivamente internos, desde a ideia inicial até a comercialização do produto final. Outros produtos são o resultado da incorporação de conhecimento externo em diferentes estágios de seu desenvolvimento.

 

Veja o texto completo no link: http://www.infomoney.com.br/negocios/noticias-corporativas/noticia/6439345/vantagens-inovacao-aberta-versus-inovacao-fechada